Tabela de Conteúdos

7 Dicas Para Proteger as Crianças do Tempo Seco

Confira as 7 Dicas Para Proteger as Crianças do Tempo Seco:

 

  1. Beber muita água. 

    Para as crianças, é bom que seja dado um copo pequeno de água a cada hora. Para mães que estão amamentando, a indicação é a mesma.

 

  1. Lavar o nariz com soro fisiológico. 

    Esta é uma prática que se mostrou bastante eficaz para hidratar as vias nasais. Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo. Quanto menor a criança, maior a obstrução dos canais nasais, por isso, maior a preocupação.

 

  1. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência. 

    Apesar das crianças não sofrerem tanto com os olhos secos, a poluição pode prejudicá-los. Use colírio ou soro fisiológico para limpá-los.

 

  1. Passar hidratantes apropriados na pele. 

    A pele das crianças também resseca durante o tempo seco, por isso os especialistas aprovam o uso de hidratantes especiais, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secas.

 

  1. Evitar passeios e esportes ao ar livre. 

    Apesar do sol fazer bem para os bebês, este tempo não é indicado para levá-los para fora de casa. Quando a umidade fica abaixo de 30%, é melhor manter as crianças em ambientes com a umidade controlada.

 

  1. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. 

    Atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto da criança ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente.

 

  1. Limpar e desligar os umidificadores na hora certa. 

    Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira. Se o ar está úmido demais, pode criar bolor na parede. Além disso, é de extrema importância que o aparelho seja limpo com cloro pois tende a criar fungos e bolores, algo que também faz mal para as vias respiratórias da criança.

 

Adaptado de: Camila de Lira, iG São Paulo

Por: Dra. Paula Girotto