Dicas para Estimular o Seu Bebê a Andar

Permita que o seu pequeno faça as suas próprias rotas, procure os melhores caminhos, descubra texturas com os pés e as mãos.

Apoio
Você pode, por exemplo, se colocar a um metro da criança e chamá-la. Ela irá se esforçar para chegar até você. Também pode ajudá-la a ficar em pé na ponta do sofá para que caminhe até a outra, onde você a espera. Usar brinquedos é outra dica. Deixe-os um em um ponto estratégico para que o pequeno vá busca-los.

Ajude com as mãos
Segure as duas mãozinhas do seu filho e vá caminhando junto com ele. Aos poucos, solte uma das mãos até que ele se sinta seguro e você consiga soltar a outra. Tenha calma. Isso pode não acontecer na primeira vez. Segure a ansiedade!

Segurança
A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar. Nessa hora, a atenção dos pais será decisiva.

Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.

 

Adaptado de: Redação Doutíssima

Por: Dra. Paula Girotto