O Que Você Sabe Sobre o Autismo?

O Que Você Sabe Sobre o Autismo? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento humano que afeta uma em oitenta e oito crianças em todo mundo.

O autismo é geralmente diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade. Em geral, o sintoma que leva a esta descoberta é a dificuldade na comunicação da criança, além da socialização e comportamento dela, que diferem muito de uma pessoa dita como “normal”. Outro fator que pode colaborar para um diagnóstico assertivo é a resistência em manter um contato visual por parte do provável autista. Eles são pessoas que têm dificuldade em criar um mundo de faz de conta, por isso, as crianças que sofrem deste problema, têm sérias dificuldades para brincar, principalmente em grupos, onde há socialização e uma imersão coletiva neste universo imaginário.

As causas do autismo não são bem esclarecidas, mas seu desenvolvimento pode estar ligado a alguns fatores como: herança genética; fatores ambientais, como complicações ao longo da gestação; alterações bioquímicas como o alto nível de serotonina no sangue; anormalidade do cromossomo 16 e etc. Mas, mesmo com essas indicações, é muito difícil identificar a causa do autismo. Porém, no caso das crianças, é importantíssimo que o autismo seja descoberto o quanto antes, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

 

Adaptado de: Blog Tricae

Por: Dra. Paula Girotto