Os Benefícios do Esporte no Desenvolvimento Infantil

esporte-no-desenvolvimento-infantil

Os Benefícios do Esporte no Desenvolvimento Infantil

A atividade física regular já faz parte do dia a dia das crianças e de muitas famílias. O esporte é importante para a saúde e para o bem-estar de todos.

Para a criança pode ser um fator fundamental de desenvolvimento e de crescimento, desde que contribua de forma positiva para o seu físico e para a sua mente.

O Esporte na Vida da Criança

Os especialistas recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança. O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas. A criança tem que gostar e se divertir com o esporte que escolher

O esporte ajuda as crianças com problemas de relacionamento e a descobrir o corpo. É normal que a criança comece no esporte influenciado por amigos, pelos meios de comunicação, pelos pais, etc. Mas temos que levar em conta que a criança, sobretudo, divirta-se. O esporte deve ser introduzido na vida da criança de uma forma gradual, para que se dê por satisfeitas suas necessidades lúdicas.

O Começo das Crianças no Esporte

Entre os quatro e os seis anos de idade, a criança deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa, divertida, como se fosse uma brincadeira. Ela deve aprender a correr, saltar e pular, pedalar ou praticar alguma atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior. Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades esportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se oriente e direcione para determinado esporte, de acordo com suas habilidades, desejos e preferências. Deve ser uma decisão natural da criança.

O esporte ajuda a criança:

Seu filho possui TDAH?
Marque sua Consulta com um Neuropediatra.

1- A fazer amigos e a ingressar na sociedade;

2- A aprender e a seguir regras;

3- A superar a timidez ou a vergonha;

4- A freiar os seus impulsos e ansiedade;

5- A ser mais colaboradora e menos individualista ou egoista;

6- A reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela;

7- A melhorar a sua coordenação motora;

9- A crescer física e emocionalmente;

10- A corregir possíveis defeitos físicos;

11- A potenciar bons hábitos;

12- A dominar os seus movimentos;

13- A estimular a sua saúde e higiene;

14- A ter responsabilidades e compromissos.

Adaptado de: GuiaInfantil.com

Artigo publicado em: 05/12/2017.

Artigo atualizado em: 03/10/2018.

Por: Dra. Paula Girotto

Neurologista Infantil SP - Compartilhe!