Como Você Memoriza O Que Estuda?

De acordo com a Dra. Silvia Helena Cardoso, a memória é “Uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência.”

ONDE FICA A MEMÓRIA?

Não há um local fixo, cada área do cérebro é responsável por um determinado tipo de memória. Entenda:

• Corpo Estriado: Memória de habilidades e hábitos. A que você usa para saber que uma faca te ajuda a cortar a carne.

• Lobo Temporal Medial e Hipocampo: Memória Declarativa. É usada para lembrar datas e fatos.

• Cerebelo: Aprendizagem Associativa.

• Neocortex: Primming (Pré-ativação).

• Amígdala: Memória Emocional.

Quando você recorda uma informação para ser usada em uma prova ou concurso, é a memória declarativa que é ativada. Por isso é importante no processo de memorização consolidar essa informação nas áreas do hipocampo.

MEMÓRIA CURTA E MEMÓRIA LONGA

Memória de Curto Prazo: Esta memória age no momento em que uma informação está sendo adquirida, ela fica armazenada por um curto tempo até ser decidido se a informação merece ser guardada ou descartada

Memória de Longo Prazo: Tudo o que é armazenado de forma definitiva fica na memória de longo prazo. Para que isso aconteça é necessário que uma informação de curto prazo seja transformada em longo prazo.

Consolidação: O processo de passagem de uma memória de curto prazo, para memória de longo prazo é chamado de consolidação. A consolidação ocorre quando uma informação se torna definitivamente armazenada em uma determinada área do cérebro.

O PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO:

1. Decodificação: A memória é formada a partir do que você presta atenção, se durante uma aula você está com atenção no celular, então você se lembrará do celular e não da aula;

2. Percepção: Seus sentidos são os primeiros a registrarem a informação na memória. Seu hipocampo recebe a informação e o córtex frontal determina o que deverá ser armazenado. Durante esse processo quem está trabalhando é sua memória sensorial.

3. Armazenamento: Esse processo é para determinar o que é memória de curto prazo e memória de longo prazo.

4. Repetição: Quanto mais você repete e pratica uma determinada informação recebida, mais ela se fixa em sua memória.

5. Esquecimento: Todas as informações que você não utiliza ou não possui nenhum significado para você são descartadas.

POR QUE VOCÊ NÃO SE LEMBRA DO QUE ESTUDA?

1. Falta de concentração no que está fazendo;

2. Falta de revisão de conteúdo;

3. Sentimentos ruins enquanto estuda.

DICAS PARA VOCÊ MEMORIZAR MELHOR

Concentração: Preste atenção! Sem atenção você não conseguirá memorizar uma informação, é preciso estar atento ao que estuda, para isso fique longe de coisas que te distraem.

Praticar: Pratique o que aprender. Coloque em prática tudo o que aprender, seja resolvendo questões ou provas anteriores.

Organização: Tenha um cronograma de revisões. Isso te ajudará a manter as informações sempre armazenadas em sua memória.

Saúde: Pratique exercícios físicos. Os exercícios físicos intensificam o fluxo sanguíneo em seu cérebro, ajudando em sua concentração.

Fonte: Estudar e Aprender (11 de Julho de 2015)

Por: Dra. Paula Girotto