O que é Hipotonia? É a diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez. O sintoma é comumente relacionado à paralisia infantil ou outras desordens neuromusculares. Se não tratada ela pode gerar diversos problemas, principalmente na região do quadril. Normalmente a hipotonia é notada e diagnosticada no nascimento ou durante a infância. Ao nascer, o bebê pode parecer flácido, ou não ter a capacidade de manter joelhos e cotovelos flexionados. A criança ainda pode apresentar dificuldade para se alimentar e realizar outras atividades motoras.

Apesar dos sinais de hipotonia serem facilmente notados e diagnosticados por causa dos efeitos na força muscular, nos nervos motores e no cérebro, descobrir qual a doença a está causando pode ser mais difícil. Isso porque são várias as enfermidades que causam hipotonia.

Expectativas

Ter hipotonia, apesar de ser desafiador e uma condição permanente, não é uma condição que demanda tratamentos para o resto da vida – exceto se ela for causada por disfunções neuromotoras ou no cerebelo. Pode-se esperar que a pessoa diagnosticada com hipotonia tenha que aprender formas de desenvolver atividades do dia a dia e que, muitas vezes, precise de terapias que a ajudem com isso.

 

Adaptado de: Redação MinhaVida

Por: Dra. Paula Girotto