Tabela de Conteúdos

A Alfabetização na Educação Infantil

A Alfabetização na Educação Infantil: Alfabetizar não é somente a aquisição do sistema alfabético de escrita. Quando as crianças brincam com a sonoridade das palavras, reconhecem as diferenças das letras, manuseiam livros infantis e ouvem histórias estão se preparando para ler, formular conceitos, ampliar a linguagem e gradativamente produzir textos.

A alfabetização está presente na vida da criança em todos os ambientes. Seja em casa, manuseando as letras do teclado do computador, com a linguagem escrita na escola ou convivendo com adultos alfabetizados. Alfabetizar na pré-escola é oportunizar atividades lúdicas de descobertas dos sons.

O desafio da Educação Infantil não é de ensinar a desenhar e juntar letras, e sim o de oferecer condições para que as crianças possam se desenvolver como pessoas plenas e de direito e, dessa maneira poder participar criticamente da sociedade de cultura escrita.

Para tanto, a competência da escola e o apoio dos pais é de fundamental importância para que a criança se transforme numa excelente leitora com fortes habilidades de escrita. Quanto mais apoio tiver no processo aprendizagem, maiores são as probabilidades de terem sucesso. A relação de confiança da família com a escola, também é importante. Quando as crianças veem os pais trabalhando em conjunto com os seus professores, elas sentem-se mais seguras e confiantes em relação à escola.

Adaptado de: Rede Família Escola 05/2015

Por: Dra. Paula Girotto