Atividade Física Para Crianças Com TDAH. Não é mais novidade para ninguém que as atividades físicas fazem bem para a saúde de qualquer pessoa, seja ela, criança, adulta ou idosa. Dentre alguns de seus benefícios estão melhorar o condicionamento físico, a taxa de gordura no corpo, o psicológico, proporcionar mais energia após a prática de exercícios, dentre tantos outros.

Mas você já parou para pensar que elas podem auxiliar no gasto de energia de crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), que costumam ter um acúmulo maior de energia, que não conseguem ficar paradas e que são mais curiosas do que as demais que não são diagnosticadas com o mesmo tipo de condição neurológica crônica?

Pois bem, continue acompanhando este artigo para saber como a prática de Atividade Física pode ajudar as Crianças com TDAH e qual a sua Importância e os seus benefícios.

Atividade Física Para Crianças Com TDAH: Qual a Importância?

Atividade Física Para Crianças Com TDAH

Mas Afinal, o Que É o TDAH?

Primeiramente, é preciso deixar claro o seu significado: o TDAH é uma sigla utilizada para classificar clinicamente as pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

As crianças que possuem este tipo de condição médica costumam apresentar sintomas característicos, como problemas de atenção, de agitação motora, de impulsividade, de ansiedade, além de uma dificuldade maior para se planejarem e para se organizarem, por exemplo.

E apesar de não ter cura, este distúrbio pode ser tratado com o intuito de minimizar os efeitos causados pela alteração cerebral, principalmente, a longo prazo, mas desde que o diagnóstico seja feito o quanto antes e as prescrições sejam cumpridas corretamente pelo paciente.

Aprenda a Identificar a Hiperatividade Infantil.

TDAH e a Atividade Física

O que muitos não sabem é que, assim como a medicação, os acompanhamentos médico, psicológico e terapêutico, a Atividade Física também é uma forma válida para auxiliar no tratamento de pessoas com TDAH, já que, de acordo com estudos, ela é uma importante aliada para a melhoria tanto da concentração quanto da função cognitiva da criança.

Isso acontece, porque quando os pequenos ou qualquer pessoa se exercitam, acabam liberando dopamina e serotonina, que possuem um efeito semelhante aos medicamentos estimulantes ingeridos durante o tratamento. Logo, conseguem desenvolver habilidades para manter o foco, para melhorar o desempenho na escola e para alternar tarefas.

E apesar de as atividades físicas serem praticadas, geralmente, nas escolas, é fundamental que as crianças realizem exercícios em paralelo, principalmente, no período de férias.

Confira a seguir, alguns exemplos de Atividade Física Para Crianças Com TDAH e seus respectivos benefícios:

  • Andar de Bicicleta: oferece uma sensação de liberdade, mostra que são capazes de superar as frustrações diárias, ajuda no equilíbrio e na concentração, e ainda acabam conhecendo lugares e pessoas novas ao saírem para pedalar;
  • Atletismo, ginástica e dança: proporcionam uma melhora na coordenação e na habilidade de socialização. Sem contar que é bom para o fortalecimento físico e para o gasto de energia;
  • Futebol: por mais que seja popular e indicado, ao jogar, os pequenos podem sofrer resistência por parte do restante dos colegas, podem não ter coordenação e a concentração necessária, mas é importante para aprenderem e mostrarem que persistem nas suas vontades e ainda ajudam os amigos a serem empáticos e tolerantes;
  • Natação: é um esporte que permite uma queima de energia e instiga maior interesse pela vida. E apesar da dificuldade que a criança possa apresentar para conseguir uma coordenação corporal, o exercício só vai ser eficiente caso ela se divirta enquanto realiza o exercício.

Conheça mais formas de Ajudar o seu Filho com TDAH.

Referência: ADDitude

Artigo Publicado em: 13 out, 2017 e Atualizado em: 19 dez, 2019

Neurologista Infantil SP - Compartilhe!