Tabela de Conteúdos

Transtorno Obsessivo Compulsivo em Crianças

As “manias”, alguns tiques e pensamentos “absurdos” que não saem da cabeça podem fazer parte do quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como TOC. Embora esse quadro tenha geralmente início na adolescência ou começo da idade adulta, ele pode aparecer na infância de forma tão comum quanto em adultos. A idade de início costuma ser um pouco mais precoce nos homens.

A causa do Transtorno Obsessivo Compulsivo ainda é desconhecida. O TOC é provavelmente resultante de fatores causais diferentes. Algumas formas de TOC são familiares e podem estar associadas a uma predisposição genética. Outras se apresentam como casos esporádicos. Entre os casos familiares, parte parece estar relacionada aos transtornos de tiques, como por exemplo, a Síndrome de Tourette (distúrbio neurológico ou “neuro-químico” que se caracteriza por tiques). O TOC de início precoce está associado com uma preponderância masculina e um risco aumentado de transtorno de tiques.

Como identificar o TOC infantil?

Para suspeitar-se do TOC, os pais devem tentar identificar em seus filhos algumas lesões cutâneas devido à lavagem excessiva das mãos, gasto excessivo de sabão e papel toalha, trejeitos e tiques, tempo gasto em demasia para a realização das tarefas (de casa e da escola), buracos nos cadernos ocasionados por apagar seguidamente, solicitação exagerada para familiares responderem à mesma pergunta, medo persistente e absurdo de doenças, aumento excessivo na quantidade de roupas para lavar, demora para preparar a cama, medo persistente de que algo terrível aconteça para alguém, preocupação constante com a saúde dos familiares, entre outros.

Caso você perceba alguns desses sinais, procure orientação médica!

Adaptado de: AlôBebê Publicação Dez/06 Edição: 28

Por: Dra. Paula Girotto