Tabela de Conteúdos

O Que o Atraso na Fala Indica?

Seu filho apresenta atraso na fala? Se ele tem menos de 2 anos de idade, fique calmo. Até essa faixa etária, crianças ainda estão desenvolvendo a linguagem. A preocupação deve surgir após esse período, quando não falar pode indicar problemas mais sérios, como distúrbios neurológicos, a exemplo do déficit de atenção e do autismo.

O atraso na fala pode ter origens diversas, como dificuldade de audição, atraso no desenvolvimento cognitivo, prematuridade ou mesmo falta de estímulos. Em alguns casos específicos, também, pode ser apenas timidez, quando a criança é capaz de se comunicar em alguns ambientes e, em outros, sente-se retraída.

O atraso na fala é sempre preocupante, mesmo que seja considerado normal em função da faixa etária. Existem alguns sinais específicos que podem chamar a atenção dos pais para problemas de linguagem. Por exemplo, quando a criança não consegue pronunciar consoantes e vogais até os 8 meses ou apontar objetos até o primeiro ano de vida.

Não dizer nenhuma palavra até os 16 meses também merece alerta, principalmente se não houver formas claras de expressão ou construção de pequenas frases. Até os 3 anos, a linguagem infantil deve ser compreensível, mesmo que o pequeno apresente dificuldade de pronúncia.

Os pais também devem prestar atenção às formas pelas quais os filhos se expressam. Se perceberem que o pequeno encontra dificuldade para se comunicar, exames de audição, cognição, desenvolvimento motor e linguagem e capacidade de integração são necessários.

Fonte: Vivo Mais Saudável Jun/2017

Por: Dra. Paula Girotto

Neurologista Infantil SP - Compartilhe!